top of page

quem somos

ARQUIDIOCESE 

A Arquidiocese de Belo Horizonte, em suas ações pastorais, estrutura-se em cinco regiões episcopais, tendo Dom Walmor de Oliveira como Arcebispo, ajudado por seus bispos auxiliares. A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), criada recentemente (2019), é composta pelos municípios de Crucilândia, Piedade dos Gerais, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Mario Campos e Brumadinho. Essa é a região prioritária de atuação, mas também outros municípios da Bacia do Rio Paraopeba atingidos pelo rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, de responsabilidade da Vale S.A, em Brumadinho, Minas Gerais. 

NOSSA FÉ

O Bispo Auxiliar Dom Vicente Ferreira juntamente com a equipe de trabalhos da Cúria, coordena as atividades na Região. O grande número de comunidades eclesiais missionárias compõe a vitalidade evangelizadora de suas paróquias que são animadas pelos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas. A grande devoção à Nossa Senhora do Rosário nas muitas comunidades do Vale do Paraopeba, por sua vez, inspirou a definição do nome dessa Região Episcopal, que tem sede no município de Brumadinho.

NOSSA COMUNIDADE

A RENSER é uma Instância que busca articular a evangelização em realidades específicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, promovendo ações pastorais a partir das situações sociopolíticas e histórico-culturais de cada uma das localidades mencionadas. Em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, a região responde aos apelos de uma Igreja em saída, comprometida com os mais pobres, envolvendo ministros ordenados, religiosos e leigos no anúncio do Evangelho, sobretudo na formação e no fortalecimento das comunidades eclesiais, promovendo um diálogo constante entre fé cristã e a defesa de uma Ecologia Integral.

PROJETO PROCLAMAR A PALAVRA

Em 2019 a Arquidiocese de Belo Horizonte viveu sua VI Assembleia do Povo de Deus. A participação de aproximadamente duas comunidades eclesiais missionárias e inúmeras instâncias evangelizadoras foi fundamental para a confirmação do Projeto Proclamar a Palavra e da construção de suas novas prioridades pastorais. A partir de tais orientações, a RENSER escolheu quatro linhas de ação a partir dos pilares Casa da Palavra, Casa da Eucaristia, Casa da Caridade, Casa da Missão.

  1. Investir na formação dos Ministros da Palavra;

  2. Criar uma Equipe de Liturgia Regional;

  3. Implementar uma cultura da Ecologia Integral;

  4. Fortalecer sua rede de Comunidades Eclesiais Missionárias.

Imagem1.png
bottom of page